II COLÓQUIO INTERNACIONAL ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS
Belém, 16 de 0utubro a 18 de dezembro de 2020
Sextas e quartas, 15h-17h
Canal do YouTube do POIESIS
A Aranha
Não te afastes de mim, temendo a minha sanha
E o meu veneno... Escuta a minha triste história:
Aracne foi meu nome e na trama ilusória
Das rendas florescia a minha graça estranha.
Um dia desafiei Minerva. de tamanha
Ousadia hoje expio a incomparável glória...
Vencia a deusa. Então, ciumenta da vitória,
Ela não ma perdoou: vingou-se e fez-me aranha!
Eu que era branca e linda, eis-me medonha e escura
Inspiro horror... Ó tu que espias a urdidura
Da minha teia, atenta ao que o meu palpo fia:
Pensa que fui mulher e tive dedos ágeis,
Sob os quais incessante e vária fantasia
Criava a pala sutil para os teus ombros frágeis
Manuel Bandeira
Para tratar da atualidade dos clássicos, nada mais instigante do que a recepção do mito de Aracne, na pintura de Nikolaos Gysis que ilustra o cartaz do II Colóquio Internacional Atualidades dos Clássicos e o poema de Manuel Bandeira, acima citado. Em meio a pandemia, e com a facilidade de agregação que os eventos virtuais proporcionam, tecemos o fio da trama que nos permitiu resgatar antigas parcerias e a firmar novas, que nos permitiram urdir uma programação ampla e diversa.
O II Colóquio Internacional Atualidades dos Clássicos acontecerá de 16 de outubro a 18 de dezembro de 2020, na modalidade virtual. As Conferências e Mesas Redondas acontecerão às sextas, de 15h às 17h, e as Sessões de Comunicações, às quartas, de 15 às 17h. As apresentações serão transmitidas pelo canal do Youtube do POIESIS UFPA e página do POIESIS no Facebook. Qualquer alteração na programação será previamente divulgada.
Organizado pelo POIESIS – Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção, da Universidade Federal do Pará, cadastrado no CNPq desde 2009, a segunda versão do evento ampliou as parcerias do grupo com novos pesquisadores, no sentido de atualizar a questão e manter o debate acerca da atualidade dos clássicos, de modo plural.
Originariamente, o POIESIS é um grupo voltado para o estudo dos diálogos de Platão, mas o nosso grande diferencial é o caráter interdisciplinar de nossas pesquisas, que envolvem o diálogo constante entre a Filosofia Antiga e os Estudos Clássicos. O discurso multidisciplinar do II CIAC, aparece nas distintas formações dos pesquisadores nacionais e internacionais, que gentilmente aceitaram nosso convite e se predispuseram a colaborar com o grupo.
Agradecemos a parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras: Literatura Comparada, da UFC, representado por Ana Maria César Pompeu e Orlando Luiz de Araújo.
Consideramos essencial o apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Gradução e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais, da UFPA.
Nossos agradecimentos a Maria de Fátima Silva, da Universidade de Coimbra e Cláudia Nélida Fernández, da Universidad Nacional de la Plata, pela disponibilidade em proferir as conferências de abertura e encerramento.
Reafirmamos parcerias com Adriane Duarte (USP), Anna Christina Silva (Universidade dos Açores), Carolina Araújo (UFRJ), Fernando Santoro (UFRJ), Gislene Vale (UFBA), Giuliana Ragusa (USP), Jacyntho Brandão (UFMG), Loraine Oliveira (UFPE), Maria Cecília Coelho (UFMG), Markus Figueira (UFRN), Otávio Tavares (UFPA), Patrícia Nakayama (UNILA), Rafael Brunhara (UFRGS), Rogério de Campos (UNILA).
Damos boas vindas as novas parcerias com Aldo Dinucci (UFS), André Malta (USP), Cícero Bezerra (UFS), Inácio Valentim (ISPSN, Huambo), José C. Baracat Júnior (UFRS), Marco Formisano (Universidade de Gent, Bélgica), Marcus Pinheiro (UFF), Maria Aparecida de Oliveira (UNIFESP).
Nosso acolhimento se estende aos nossos PIBIC, mestrandos e mestres do PPGFIL/UFPA, que no processo de adaptação a uma nova realidade, se dispuseram a apresentar o resultado de suas pesquisas.
Nosso agradecimento especial a Sandy Iketani, pelo designer do site.
O encontro é virtual, mas a alegria do POIESIS, em recebê-los e ouvi-los, é a mesma.
Sejam todos bem-vindos ao II Colóquio Internacional Atualidade dos Clássicos!
A Organização